sexta-feira, 5 de maio de 2017

ÉVORA: 3.º Simpósio de Arqueologia Virtual

O 3º Simpósio d Arqueologia Virtual decorre em Évora de 15 a 19 de Maio no Palácio de D. Manuel.
A Arqueologia Virtual veio quebrar a quarta parede entre o conhecimento científico e a divulgação ao público. Hoje, graças aos avanços tecnológicos, o profissional de arqueologia tem uma nova ferramenta à sua disposição que lhe permite mostrar ao público em geral, em concreto, aquilo que sempre viu ao olhar para uma ruína arqueológica ou para um monumento com várias fases diferentes de construção.
É uma área que está constantemente a evoluir, a permitir-se descobrir, seja por via dos programas constantemente atualizados, mas, e acima de tudo, pela capacidade e criatividade dos utilizadores destas ferramentas.
Com efeito, a (re)descoberta do património por via dos instrumentos digitais, conserva dimensões que extravasam consideravelmente o âmbito mormente visual.
O último dia será de desenvolvimento de um Ciclo de Conferências, aberto ao público e de entrada livre, onde os convidados irão partilhar os seus trabalhos relativamente à virtualização do património,
sendo que a última conferência será necessariamente a apresentação ao público dos resultados da Maratona de Virtualização, disponibilizando-se ao público a experiência de reconstrução virtual de uma zona arqueológica eborense.
Org.: Câmara Municipal de Évora
Parceria: Câmara Municipal de Montemor-O-Novo | Morbase
Contacto: guvalflores@cm-evora.pt | postodeturismo@cm-evora.pt | 266777071
Apoios: Direção Regional de Cultura do Alentejo