sexta-feira, 5 de maio de 2017

ÉVORA: Exposição “Cruzes”, de José Jorge no Palácio de D. Manuel

 “Cruzes” é o nome da exposição individual de pintura de José Jorge, que é inaugurada pela Câmara Municipal de Évora no próximo sábado, 6 de maio, às 17h, no Palácio de D. Manuel, ficando patente até dia 27 deste mês. A cerimónia contará com um concerto pelo Quinteto Universus Ensemble.
Sobre esta mostra de pintura, José-Augusto França considera que «Uma série de “cruzes” não acontece, porém, por acaso, ou o seu acaso é de segundo grau que importará investigar; é, plasticamente, a mais bem resolvida (…)», referindo-se, ainda, a este artista, como alguém que «realizou uma vastíssima exposição de pinturas nas salas da FIL, em Lisboa — estreando-se espetacularmente como pintor amador, alheio à sua profissão jurídica. Amador por amor à pintura e por inocência dela, fora de qualquer aprendizagem e de qualquer conivência na vida artística.»
José Jorge nasceu no Porto em 1956. Na sua biografia afirma ter começado a sua obra e os seus trabalhos de pintura «há mais de dezasseis anos, através de um estudo exploratório de materiais, de combinação de cores, de formas e pensamentos. Após a experiência inicial de contacto e descoberta desses valores, reuni um conjunto de pinturas que foram expostas no Centro de Congressos de Lisboa com o lançamento em simultâneo de um livro de pintura, prefaciado pelo Historiador e Crítico de Arte, professor José Augusto França e um testemunho do fotógrafo Mestre António Homem Cardoso que fez o seu registo fotográfico.»
A exposição é de entrada livre e pode ser apreciada de segunda a sexta-feira entre as 10h e as 12h e as14h e as 18h. Aos sábados pode ser visitada entre as 14h e as 18h.