quarta-feira, 17 de maio de 2017

VILA VIÇOSA: Inauguração do Arquivo-Biblioteca Alfredo Tinoco

 No dia 21 de Maio abre portas o Arquivo-Biblioteca Alfredo Tinoco.
Localizado nas instalações do CECHAP, este espaço estará aberto ao público para consulta de bibliografia, informações, documentação e outros elementos resultantes da actividade do Centro e dos projectos que tem vindo a desenvolver, que, na sua maioria, se relacionam com a cultura, a história e o património.
A inauguração deste espaço terá início às 15h30 com o seguinte programa:
- Painel de abertura: representantes da direcção e assembleia-geral do CECHAP, representante da Câmara Municipal de Vila Viçosa, representante da família do Prof. Alfredo Tinoco
- Painel da conferência "Alfredo Tinoco, um percurso de vida entre a ciência e a cultura": representante do ISCTE-IUL, representante do Minom, representante da Universidade Lusófona
- Inauguração da exposição documental sobre Alfredo Tinoco, o saudoso professor que esteve na génese do CECHAP
- Inauguração do Arquivo-Biblioteca Alfredo Tinoco
- Lanche partilhado
Protocolo CECHAP-IHC
O CECHAP e o IHC - Instituto de História Contemporânea (FCSH-UNL) celebraram um protocolo de cooperação no âmbito do projecto PHIM - Património e História da Indústria dos Mármores - 2.ª fase. Os objectivos são a elaboração de investigação na referida área, o desenvolvimento das funcionalidades web do Portal PHIM, a edição de publicações, a realização de actividades de divulgação, a produção de artigos científicos.
CECHAP fora de portas

No dia 6 de Maio, em Elvas, realizou-se a conferência "Elvas e os seus artistas (séculos XVI-XVIII): permanência, mutação e ruptura", pela investigadora Patrícia Monteiro (UAb/FLUL) e com moderação de Joana Balsa Pinho (UAb/FLUL), como parte do Ciclo de Conferências História, Arte e Património da Raia Alentejana, do qual o CECHAP é parceiro.