sábado, 17 de junho de 2017

FIGUEIRA E BARROS (Avis): Festas em honra de S. Brás

Os tradicionais festejos em Honra de S. Brás, padroeiro da Freguesia de Figueira e Barros, vão ter lugar nos dias 23, 24 e 25 de junho.
A programação definida para estas Festas, organizadas pelo Centro Cultural de Figueira e Barros com a colaboração da Ludoteca Municipal de Figueira e Barros, assegura uma oferta diversificada onde se inclui, para além das cerimónias litúrgicas, um conjunto de atividades lúdicas, culturais e desportivas que irão contar com o apoio do Município de Avis, da Freguesia de Figueira e Barros, do Grupo de Amigos dos Reformados e Idosos de Figueira e Barros, de diversas instituições sediadas no espaço concelhio e do Comércio Local.
As festividades, com entrada livre, terão início, às 20h00 de sexta-feira, com o Desfile de Marchas Populares pelas Ludotecas Municipais, ao que se seguirá um Baile, noite dentro, onde a animação musical estará a cargo de Carlos Poeiras.
O Sábado começa com um Torneio de Malha, às 9h00, e com a 4.ª Estafeta, Corrida e Caminhada Interfreguesias:Ervedal e Figueira e Barros, integrada no "Viva o Desporto" – Jogos Concelhios – Avis 2017, que terá lugar às 17h00. Nesse dia, depois da abertura do arraial popular, o Baile que irá decorrer, a partir das 21h30, tem animação assegurada por Tó Vilas Boas. Ainda no cartaz dessa noite, em lugar de destaque, estará o "Fado Popular", grupo que subirá ao palco, às 23h00, para interpretar música tradicional alentejana.
No domingo, pelas 10h00, o Polidesportivo de Figueira e Barros recebe o Torneio de Futsal entre Solteiros e Casados e, às 11h00, as Piscinas da Freguesia irão abrir para todos quantos quiserem participar no Torneio "Eu sei nadar". Entretanto, por volta das 12h00, é a vez do Recinto das Festas dar continuidade às atividades desportivas com o "Jogo do Pião" para todas as idades, e, logo depois do almoço/convívio que ali terá lugar, seguir-se-á o Torneio de Sueca com vista ao apuramento da Freguesia para a Final dos Jogos Concelhios, a disputar no próximo dia 8 de julho.
Neste dia, ao fim da tarde, reza-se Missa Solene no templo dedicado a S. Brás e sai à rua a Procissão em Honra do Santo padroeiro, acompanhada pela Banda da Sociedade Filarmónica Artística Estremocense, a encerrar os festejos populares.
Entre no espírito da Festa. Participe!