terça-feira, 13 de junho de 2017

MORA: Câmara aumenta benefícios do Cartão Municipal do Idoso

A Câmara Municipal de Mora procedeu ao alargamento das medidas de apoio inerentes ao Cartão Municipal do Idoso, através da celebração de um protocolo com os Bombeiros Voluntários de Mora (BVM).
Os Reformados, Idosos e Pensionistas de todo o Concelho, portadores do Cartão Municipal de Idoso, podem usufruir, a partir agora, de 20% de desconto na parte que cabe ao utente, em despesas de deslocação efectuadas pela Associação Humanitária dos BVM, para consultas e exames médicos.
Este protocolo de colaboração, para além de permitir apoiar esta Associação no bom desempenho das suas funções, vem colmatar uma lacuna que há muito afecta a população do Concelho de Mora. Com os cortes verificados nos últimos tempos, nomeadamente na área da saúde, muitos são aqueles que deixaram de ter acesso, por exemplo, às credenciais de transporte. É neste sentido que a Câmara Municipal de Mora actua e, para além de todos os benefícios conhecidos, acrescenta agora mais um.
Considerando o facto de os municípios poderem prestar apoio através dos meios adequados aos estratos sociais mais desfavorecidos, o Cartão Municipal do Idoso, instituído em 2001, dá uma resposta directa às necessidades mais prementes deste grupo social. Nestes 16 anos foram atribuídos 2095 cartões, o que se traduz em 1,5 milhões de euros em apoios concedidos pela Câmara Municipal de Mora. Recorde-se que fazem parte deste Cartão Municipal do Idoso os seguintes benefícios: comparticipação de 50% na parte que cabe ao utente, na aquisição de medicamentos comparticipados pelo Serviço Nacional de Saúde, mediante apresentação de receita médica nas farmácias do Concelho; 50% de desconto em taxas e licenças camarárias, na entrada do cinema da Casa da Cultura e na entrada em campos de futebol, igualmente do Concelho (segundo protocolos estabelecidos entre a Câmara Municipal e os Clubes); apoio em pequenos serviços/reparações no âmbito da Oficina Domiciliária; apoio em materiais nas pequenas reparações de casas ligadas ao Projecto de Recuperação de Casas Degradadas e outros apoios deliberados pela autarquia.