segunda-feira, 24 de julho de 2017

Avis entre os finalistas dos prémios "Município do Ano"

Pelo terceiro ano consecutivo o Município de Avis candidatou-se aos prémios “Município do Ano”, promovidos pela Universidade do Minho, através da plataforma UM-Cidades, e pelo terceiro ano consecutivo encontra-se entre os 4 finalistas escolhidos pelo júri na categoria Região Alentejo.
“Jovens em Movimento” foi o projeto apresentado pela autarquia e que colocou Avis na lista de 35 municípios que disputam os prémios regionais e nacionais. Este programa municipal foi criado em 2005 com o objetivo de promover a ocupação salutar dos tempos dos livres dos jovens do Concelho de Avis, com idades entre os 16 e os 25 anos, contribuindo para a sua formação e para o seu crescimento cívico e intelectual e minorando os comportamentos de risco. De 2005 a 2016 contou com 1.598 inscritos, cuja participação representa 170.760 horas ao serviço da comunidade.
Os “Prémios Município do Ano” destinam-se à apresentação de projetos da iniciativa dos municípios que tenham produzido um impacto positivo significativo ao nível do território e/ou da economia e/ou da sociedade e através desta iniciativa pretende-se reconhecer e premiar as boas práticas em projetos implementados com impactos assinaláveis nas vilas, cidades e no território, na economia e na sociedade, que promovam o crescimento, a inclusão e/ou a sustentabilidade; colocar na agenda a temática da territorialização do desenvolvimento, perspetivada a partir da ação dos municípios; dar visibilidade e reconhecer, em diferentes categorias, realidades diversas que incluam as cidades, mas também os territórios de baixa densidade nas diferentes regiões do país.

A cerimónia de entrega dos prémios decorre no próximo dia 27 de julho, no Fundão (Município vencedor do prémio nacional de 2016).