quinta-feira, 20 de julho de 2017

Beja prepara Cortejo Histórico

A Câmara Municipal de Beja organiza, no dia 12 de Agosto pelas 19 horas, o III Cortejo Histórico, integrado na 4ª edição das Festas em Honra e Louvor a Santa Maria.
A riqueza e a diversidade histórica que o Concelho de Beja alberga em si são o mote para a realização de um evento que promove e valoriza o seu papel, bem como o dos seus cidadãos, ao longo de mais dois milénios.
O Cortejo, que decorrerá no Centro Histórico de Beja, contempla mais de vinte séculos de história; desde o século I d.c. com a fundação da cidade Pax Julia, até ao século XXI com o Cante, elevado a “Património Imaterial da Humanidade” e a valorização do Centro Histórico da cidade, enquanto território privilegiado de vivências. O Cortejo recria períodos históricos relevantes para o concelho como a presença islâmica no território, o primeiro foral de Beja dado pelo Rei D. Afonso III, a Revolução de 1383-85, o período Manuelino, a restauração do Bispado de Beja, Soror Mariana Alcoforado, as lutas liberais, os Republicanos e a Revolução de Abril.
Um evento desta natureza só pode tornar-se efetivo se for resultado do contributo e participação da sociedade como um todo. É neste sentido que o/a convidamos a integrar os diferentes quadros históricos em desfile, como figurante.

Para inscrições e mais informações contatar, por favor, Ana Parrinha, Sandra Margarida ou Luisa Costa, para o email cortejo.historico@cm-beja.pt ou telefone 284 311806/284 311800.