terça-feira, 26 de setembro de 2017

VILA VIÇOSA: Workshop “Conservação preventiva de azulejo”

No dia 30 de Setembro vamos aprender mais sobre uma arte tão distintiva do que é ser português, o azulejo.
Desde muito cedo que o Homem usou a argila para criar objectos com finalidades diversas, e sempre com preocupações artísticas e estéticas. Acabou por criar, assim, uma forte ligação com as peças, fazendo com que as guardasse e preservasse.
Para se poder conservar e expor de forma adequada estes objectos, é imprescindível conhecer a sua história, matéria-prima, tipo de decoração, grau de qualidade e causas de degradação.
Este workshop, teórico e prático, será ministrado pela conservadora-restauradora Ana Campanilho Barradas, que abordará a história tecnológica e tipológica do azulejo, as patologias (factores de degradação intrínsecos e extrínsecos) e os fundamentos e metodologias de conservação preventiva (manuseamento, acondicionamento, controlo ambiental, monitorização, transporte, etc.). Haverá também lugar para o contacto com materiais, técnicas e metodologias de conservação preventiva. 
A actividade destina-se ao público em geral e tem a duração de um dia, com início às 10h00, na sede do CECHAP, em Vila Viçosa. A participação tem o custo de 40 € por pessoa. A inscrição deve ser efectuada através do e-mail geral@cechap.com.