terça-feira, 28 de fevereiro de 2017

MONTEMOR-O-NOVO: 1ª Semana da Bolota

4 a 12 de Março - Montemor-o-Novo, espera por si!
A gastronomia é uma das melhores formas de descobrir a cultura e o estilo de vida de uma região. Perder-se pelos diferentes recantos do concelho e cidade de Montemor-o-Novo, será uma oportunidade privilegiada de encontrar a inovação à mesa, onde os restaurantes e pastelarias de Montemor-o-novo com arte, criatividade, engenho e emoção se unem com o objetivo de proporcionar experiências únicas, com este produto de excelência a BOLOTA. Após a degustação, visite as exposições patentes em vários locais da cidade.
Montemor-o-Novo oferece ainda, um património natural e cultural a todos os que queiram descobrir e apreciar sem pressas!
Durante esta semana pode disfrutar da gastronomia, vinho, uma paisagem magnífica e para finalizar o “Encontro da Bolota” no dia 12 na Herdade do Freixo onde poderá conhecer a diversidade dos produtos de bolota e outros produzidos em Montemor-o-Novo, realizar caminhadas, assistir a workshop, degustar o cozido com bolota, fotografar o Montado, disfrutar da música e folclore alentejano entre muitas outras atividades.
Aceda aqui ao programa da Semana da Bolota e lista dos restaurantes e pastelarias aderentes, aconselhando-se a reserva antecipada.
Aceite o desafio! Venha e disfrute!
Bom passeio e bom apetite!

ÉVORA: Encontros Sobre Veganismo

À conversa com Rita Silva, Presidente da "Animal"
Dia 1 de Março – 21 H
Localização: Universidade Évora - Colégio Espírito Santo - Anfiteatro do CES Nº 131
Nestes encontros vamos falar sobre o tema mais importante que há: o Veganismo. Somos todos chamados a escutar e falar sobre este modo de estar na vida que afeta, positivamente, todos os seres, no qual se engloba a Terra, a nossa única casa.
Informações Adicionais
Org: Associação de Estudantes da Universidade de Évora
Contacto: paraerespira@gmail.com

Entrada livre

PORTALEGRE: III Bendita Festa no Mercado Municipal


Évora presta homenagem a José Afonso

Assinalando a passagem dos 30 anos sobre o desaparecimento de José Afonso, a Câmara Municipal de Évora presta homenagem pública ao homem que foi um dos maiores e mais marcantes cantautores de sempre em Portugal.
Excelente compositor, conseguiu conciliar a música popular portuguesa com a mensagem de intervenção social e política. Para além do extenso legado discográfico, José Afonso deixou-nos também alguns trabalhos escritos, mas sobretudo a memória de uma vida de luta constante contra a opressão e a injustiça social, que protagonizou integrando grupos e movimentos de ação cívica antes e depois da revolução de abril de 1974.
A Câmara Municipal, em colaboração com a AJA – Associação José Afonso, que por sua vez assinala o 30º aniversário da sua fundação, organizou um programa de iniciativas em vários locais da cidade, que pretendem homenagear a memória de José Afonso, dando também a conhecer a sua vida e obra musical.
Programa
Exposição discográfica interativa "Desta Canção Que Apeteço"
Terá inauguração a 03 de fevereiro, pelas 18h, no Palácio do Barrocal (INATEL) e ficará patente até 4 de Março.
Será exposta toda a obra discográfica de José Afonso. Pretende-se que esta seja uma exposição de carácter interativo, onde para além da apresentação das capas dos discos, os visitantes possam ouvir as músicas e assistir a um vídeo realizado por Tiago Pereira, com o testemunho de instrumentistas que participaram nos discos, relatando essa colaboração. Da exposição fazem ainda parte livros sobre a obra de José Afonso e outros temas relacionados, assim como partituras, fotografias, instrumentos musicais e outros objetos do "universo" de José Afonso, como gira-discos, gravador e o prémio "disco de ouro". Trata-se, portanto, de uma exposição que reúne materiais únicos e diversificados, destinada a públicos de todas as idades, que dá uma perspetiva completa da obra de José Afonso e da sua riqueza do ponto de vista musical, poético, histórico e cultural.
Tertúlias "Insisto Não Ser Tristeza"
No dia 09 de fevereiro, no Hall do Teatro Garcia de Rezende, pelas 21h30, tertúlia subordinada ao tema "Segredos na Música de José Afonso", com Francisco Fanhais e Amílcar Vasques Dias (piano).
No dia 23 de fevereiro, dia em que ocorreu o falecimento, a Sociedade Harmonia Eborense associa-se à homenagem organizando uma tertúlia. O serão será de conversa e música com os cantores A P Braga e Benjamim, em torno do tema "Zeca Afonso e o canto de intervenção. Ontem e hoje". Estará patente uma pequena exposição fotográfica alusiva a José Afonso, da responsabilidade do fotógrafo eborense José Manuel Rodrigues. Terá início às 22h30.
No dia 24 de fevereiro, novamente no Hall do Teatro Garcia de Resende, pelas 21h30, tertúlia subordinada ao tema "o pensamento e os valores do Zeca Afonso: a utopia, a liberdade, a cidadania". Contará com a presença do Professor Silvério Rocha-Cunha
Espetáculo Musical
A homenagem a José Afonso encerrará a 04 de março com um espetáculo no Teatro Garcia de Resende, às 21h30, com Francisco Fanhais, Nuno do Ó, Grupo Coral da Escola André de Gouveia, Vozes do Imaginário, Rui Pato e Pedro Pinto.

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

REDONDO: Semana do "Feijão com Poejos e Bacalhau"

A Semana do “Feijão com Poejos e Bacalhau” é o apontamento necessário ao destaque de um prato único e típico de Redondo, integrado na iniciativa anual “Redondo Há Mesa”.
De 26 de Fevereiro a 5 de Março os 15 Restaurantes aderentes do Concelho de Redondo vão ter disponível esta iguaria sazonal e de forte carácter mediterrânico.
Visite-nos e reconforte-se com esta iguaria tão “nossa”.

#feijaocompoejosebacalhau #gastronomia #redondo

Festival Terras sem Sombra em Odemira


“Salvem a Robinson- Património Industrial Corticeiro”

Entrega da Petição na Assembleia da República - 03 de março de 2017, 14h
 Para efeitos noticiosos, informamos que os primeiros subscritores da Petição “Salvem a Robinson - Património Industrial Corticeiro”, serão recebidos na próxima sexta-feira, 3 de março de 2017, pelas 14 horas, em audiência pela Vice-Presidente da Assembleia da República, Deputada Teresa Caeiro, em representação do Presidente daquele órgão de soberania, com o objetivo de procederem à entrega da referida Petição, subscrita por mais de 4 000 peticionários.
 A Petição tem por objetivo que a Assembleia da República providencie junto do Governo de Portugal a sua intervenção urgente através do Ministério da Cultura e do Ministério da Economia, no sentido de garantir a salvaguarda daquele importante património, mobilizando as entidades e instituições implicadas, nomeadamente autárquicas, científicas, associativas, empresariais e outras.
Sublinha-se que a antiga fábrica Robinson, instalada em Portalegre em 1837 e encerrada em 2009, contém um património de arqueologia industrial único no Mundo (e classificado pelo IPPAR) e que corre o risco de degradação e deterioração, caso não sejam adotadas medidas urgentes para a sua salvaguarda e potenciação como recurso de desenvolvimento.
Os primeiros subscritores
Luís Pargana, Manuela Cunha, José Lopes Ribeiro, Manuela Mendes, Ana Narciso

CULTURA: Concurso Lusófono "Conto Infantil

O principal objetivo deste Concurso organizado pela Câmara da Trofa com o apoio do Camões, Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., é defender e consolidar a língua portuguesa como expressão universal da nossa cultura e motivar a produção literária.
Este Concurso literário internacional que aposta na promoção e salvaguarda da literatura infanto-juvenil e da cultura lusófona estende-se a todos os países de língua oficial portuguesa, nomeadamente Portugal, Angola, Brasil, Moçambique, Cabo Verde, S. Tomé e Príncipe, Guiné Bissau e Timor.
Devido à consolidação deste concurso, este ano, os Prémios foram revistos e o Prémio Ilustração está a ganhar protagonismo, face à qualidade e quantidade de trabalhos apresentados, nas últimas edições.
Em paralelo, o Prémio Lusofonia também foi reforçado, para aumentar o incentivo aos escritores que pretendam participar.
Assim, o Prémio Matilde Rosa Araújo terá o valor de 2000 euros, o Prémio Lusofonia terá o valor de 1000 euros e o Prémio Ilustração ascende agora aos 1500 euros.
As obras devem ser enviadas, sob pseudónimo, até ao último dia útil do mês de maio de 2017 e em Portugal, podem fazê-lo, em mão (até às 18h00, do último dia útil do mês de maio de 2017), na Casa da Cultura da Trofa, Avenida D. Diogo Mourato, durante o horário do expediente ou via correio, através de carta registada.

Já nos outros países a entrega dos contos pode ser efetuada no Centro Cultural Português em Luanda (Angola), no Centro Cultural Português em Brasília (Brasil), no Centro Cultural Português na Praia (Cabo Verde), no Centro Cultural Português em Bissau (Guiné-Bissau), no Centro Cultural Português em Maputo (Moçambique), no Centro Cultural Português em S. Tomé (S. Tomé e Príncipe) e no Centro Cultural Português em Díli (Timor).
Este Concurso, cujos vencedores serão revelados nas Comemorações do Aniversário do Município, em novembro, é já considerado uma referência internacional na área da literatura e da criação e expressão literária em português, tendo já publicado inúmeras obras hoje bastante conhecidas junto do público mais jovem.
A Trofa prepara-se para galardoar mais um conto infantil inédito, criado em português, que irá assim, juntar-se aos onze  livros infantis editados pela Câmara Municipal.

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

2ª Manifestação contra a poluição do Rio Tejo em Vila Velha de Ródão


Torneio de Sueca em Mina do Bugalho (Alandroal)


Corso Carnavalesco e Desfile em Vila Viçosa e Bencatel



PAVIA (Mora): Carnaval cheio de animação


ALDEIA DA VENDA (Alandroal): Animação de Carnaval


AVIS: Ensaios abertos do Rancho Folclórico

Quem quer dançar? O Rancho Folclórico de Avis pretendendo envolver a comunidade local nos seus ensaios, levando ao conhecimento de todos a riqueza e a diversidade do autêntico folclore desenvolvido pelos seus elementos, num registo de preservação da tradição e da cultura a que se juntará também a procura de novos elementos para o Grupo, vai voltar a promover Ensaios Abertos à população.
Os Ensaios, a decorrerem nos dias 4, 11 e 25 de fevereiro, 11 e 25 de março e 8 e 22 de abril, terão como cenário o Salão da Casa do Povo de Avis, de portas abertas a partir das 18h00, pronto para receber todos quantos quiserem participar nesta iniciativa feita de tradição e assistir a bons momentos de Folclore.
Compareça!

CASTELO DE VIDE: Caminhada "Grande Rota de Castelo de Vide"


Apresentação do livro Compêndio de Notícias de Vila Viçosa

A obra "Compêndio de Notícias de Vila Viçosa", da autoria do calipolense Pe. Joaquim Espanca, será apresentada em Lisboa, no próximo mês de Março.
A obra maior do Pe. Espanca conheceu apenas uma publicação, entre 1982-1985, por acção da Câmara Municipal de Vila Viçosa, que se encontra, actualmente, esgotada. A edição que agora se publica foi transcrita directamente do original de 1892.
A apresentação da obra acontecerá na Casa do Alentejo, pelas 16h00 do dia 18 de Março, e estará a cargo do Professor Vitor Serrão (professor, investigador e historiador de arte, FLUL-UNL, ARTIS). Contará também com a presença do coordenador desta edição da obra, mestre Carlos Filipe (investigador e historiador, ISCTE-IUL, CECHAP) e do Professor David Cranmer (professor, investigador e historiador em Música, FCSH-UNL, CESEM), colaborador na actual edição.
Organização CECHAP - Projecto Callipoartes

Entidades cooperantes: CESEM-FCSH-Universidade Nova de Lisboa, ARTIS-FLUL, Casa do Alentejo.

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

MORA: Desfile de Carnaval com Carros Alegóricos


ALDEIA VELHA (Avis): Concurso de Máscaras Artesanais de Carnaval

Para celebrar o Carnaval, a Freguesia de Aldeia Velha, contando com o apoio do Município de Avis e do Centro Comunitário de St.ª Margarida de Aldeia Velha, organiza, no próximo dia 25 de fevereiro, um Baile no qual irá ter lugar um Concurso de Máscaras Artesanais.
O Baile, cujas receitas reverterão a favor daquele Centro Comunitário e em que os mascarados, candidatos aos prémios de fantasias mais criativas, atribuídos pela organização no Concurso de Máscaras Artesanais, serão os grandes protagonistas, vai contar com a animação musical de Marco Morgado que, nessa noite, subirá ao palco do Salão do Casa do Povo, a partir das 21h00, para pôr os foliões a dançar e a reviver o verdadeiro espírito carnavalesco.
O Concurso, aberto a quem quiser participar e onde as propostas de máscaras, exclusivamente, da autoria dos concorrentes, serão submetidas à apreciação de um Júri que deverá elaborar uma seleção com base nos critérios de originalidade e criatividade, irá atribuir um prémio às cinco melhores máscaras, sob a forma de cartão, visando a dinamização do comércio local.

Participe!

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

Recordar José Afonso nos 30 anos da sua morte (1)

 

GÁFETE: Carnaval promete grande animação

Não faltes aos tradicionais bailaricos e matinés da nossa terra.
Concurso de máscaras, e outras brincadeiras irão ter lugar neste Carnaval!

Contamos com os "ensaiados", termo genuinamente Gafetense que é sinónimo de mascarados ou disfarçados, para brincar, bailar, e para que nos possamos divertir todos em união e alegria.

PORTALEGRE: Bailes de Carnaval no Mercado Municipal


NISA: 20º Rally Paper 2017

Este é o cartaz oficial do 20º Rally Paper da Notável Vila de Nisa. Queremos deixar um enorme agradecimento a todos os nossos patrocinadores que tornaram possível a organização de mais um Rally Paper e com isto dar continuidade a este grande evento Carnavalesco na Vila.
Ainda vão a tempo de se inscrever!!!

A Organização 2017

PONTE DE SOR: Prémio literário José Luís Peixoto

O “Prémio Literário José Luís Peixoto” é um concurso de âmbito internacional, aberto a cidadãos de nacionalidade portuguesa, e ainda a cidadãos naturais e/ou residentes em países de língua oficial portuguesa. Para além de homenagear o patrono do prémio, José Luís Peixoto, natural do Concelho de Ponte de Sor, o mesmo tem como objetivo incentivar a criatividade literária entre os jovens, bem como o gosto pela leitura.
Neste contexto, a Câmara Municipal de Ponte de Sor promove a 11 ª edição do “Prémio Literário José Luís Peixoto” em 2017 que, por ser ímpar, e segundo o regulamento, se destina a premiar trabalhos inéditos na modalidade de prosa.
Podem concorrer jovens que completem 25 anos de idade até ao dia 31 de Dezembro de 2017. Os candidatos devem fazer chegar os seus trabalhos, dirigidos ao Senhor Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Sor, até ao dia 28 de abril de 2017.

terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

ALCARIA DOS JAVAZES (Mértola): IV Colóquio Museus Rurais do Sul


CRATO: Carnaval com animação e música



CAminhada Amieira do Tejo - Nisa




AVIS: Baile de Carnaval na Casa do Povo

No próximo dia 25 de fevereiro, o Salão da Casa do Povo, em Avis, vai ser palco de um grandioso Baile de Carnaval, uma vez mais, organizado pelo Rancho Folclórico de Avis, com o apoio do Município, da Freguesia de Avis, da St.ª Casa da Misericórdia de Avis e de outras entidades que se dispuseram a patrocinar o evento.
Fantasias, máscaras, folia e muita aminação são os ingredientes desta Festa que vai ter início, às 21h30, ao som da música de Carlos Poeiras, onde também haverá lugar a um Concurso de Máscaras que elegerá a fantasia mais original. Venha divertir-se!

ALFRAGIDE: Apresentação do Livro "Cova Moura nos Títulos de Imprensa"


segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

MORA: Exposição fotográfica de Davina Wilson


Compadres e Comadres celebram-se em Aldeia Velha (Avis)

Nos dias 18 e 25 de fevereiro, a Freguesia de Aldeia Velha, em Avis, vai voltar a dar corpo à celebração dos "Dias das Comadres e dos Compadres" retomando, assim, uma antiga tradição que marca a proximidade da quadra carnavalesca, a anunciar o Entrudo, na localidade, numa recriação que irá contar com o apoio do Município de Avis.
Nestes dias, que depois de festivamente anunciados pelas "chocalhadas" a cargo de um grupo de mulheres que irão percorrer as ruas da Freguesia munidas de chocalhos, vai o povo sair à rua e juntar-se no Largo 1.º de Maio, pelas 16h00, para assistir à "queima das comadres e dos compadres", simbolizados por bonecos de palha, devidamente acompanhados com letreiros onde a crítica e a sátira andarão associadas. As primeiras queimadas pelos homens, os segundos tendo o mesmo destino, no sábado das Comadres, numa oposição de um grupo – o das mulheres – em relação ao outro – o dos homens.
Nesta Festa, que aponta para uma espécie de "guerra dos sexos", onde surgem as provocações, as troças e as brincadeiras, onde se trocam ditos e se dão descomposturas em modo de arrelia do grupo oposto e onde as populares zombarias e gracejos em verso são também associadas a este ritual, vão as Comadres "atacar" os Compadres enquanto estes fazem o mesmo na respetiva semana que lhes cabe. Um julgamento feito em jeito de praxe, onde os grupos serão ridicularizados na praça pública, perante toda a comunidade, que levará muitos momentos de humor e alegria à população presente.
Participe!

Todo o Alentejo deste Mundo na 34ª OviBeja

A Ovibeja 2017, que se realiza de 27 de Abril a 1 de Maio, dedica esta edição à Promoção Internacional dos Produtos Agro-Alimentares da região, como um dos temas principais do evento.
Sempre atenta à atualidade e aos desafios da agricultura, a Comissão Organizadora da Ovibeja está a preparar várias ações, interligadas entre diferentes espaços, dedicadas à promoção e processos de internacionalização dos produtos agro-alimentares do Alentejo. Esclarecer os produtores e empresários agrícolas, promover e facilitar contactos e partilhar estratégias são alguns dos propósitos da organização da feira. De acordo com a Comissão Organizadora da Ovibeja, “a promoção dos produtos agro-alimentares da região do Alentejoé uma temática incontornável numa altura em que os produtos da terra se têm revelado de grande importância para o País, com contributos significativos para a exportação e para o equilíbrio da balança comercial”.
Patente em diferentes áreas da grande feira do sul, a temática da internacionalização apresenta-se, como grande novidade, no “Espaço AgroAlentejoExport” com grande incidência nos produtos de origem animal, no potencial das raças autóctones, e do ecossistema do Alentejo como garante de qualidade dos produtos. Este espaço inclui também a programação de conferências, com a participação de peritos nacionais e internacionais.
Além do Espaço AgroAlentejoExport, a temática da internacionalização vai estar patente no Pavilhão da Pecuária e no Pavilhão Terra Fértil – Mostra de Inovação Agrícola e Agribusiness.
Já com provas dadas – classificado como o melhor do mundo – o Concurso Internacional de Azeites Virgem Extra – Prémio CA Ovibeja, já na 7ª edição, tem como propósito estimular a cultura de excelência dos azeites nacionais como passaporte para a internacionalização.
A entrega dos prémios aos vencedores do concurso vai ser feita no dia 29 de abril na Arena do Azeite que vai ainda ser palco do II Simpósio Internacional de Azeite Virgem Extra. A iniciativa vai contar com a participação de diversos oradores e peritos nacionais e internacionais com conhecimento relevante nas áreas dos mercados e promoção internacional do azeite.
“Aumentar o conhecimento e a notoriedade dos nossos produtos de origem alentejana, contribuir com informação e ferramentas que permitam uma maior proximidade e acesso das empresas a mercados-alvo internacionais, dar a conhecer mecanismos inovadores de prospeção” são algumas das metas propostas. A promoção de iniciativas coletivas que potenciem a internacionalização de bens e serviços produzidos na região, alinhados com uma estratégia regional de especialização inteligente é outro dos objetivos traçados com vista a contribuir para a capacitação dos produtores e empresas para as exigências dos mercados internacionais.
Ao reunir o melhor de “todo o Alentejo deste mundo…e mais além!”, a 34ª edição da Ovibeja vai contar com a presença de comitivas políticas, delegações empresariais e representações diplomáticas internacionais. A organização é da ACOS – Associação de Agricultores do Sul.

Monforte: José Eduardo Agualusa é o Escritor do Mês na Biblioteca Municipal


GAVIÃO: 6ª Maratona BTT ABC Gaviões


AVIS: Baile de Carnaval em Alcórrego

O Salão da Junta de Freguesia de Alcórrego recebe, no próximo dia 25 de fevereiro, pelas 21h30, o Baile de Carnaval 2017.
A organização, a cargo da União de Freguesias de Alcórrego e Maranhão e do Clube de Futebol "Estrela Alcorreguense", irá contar com o apoio do Município de Avis e de diversas entidades que se dispuseram a patrocinar o evento.
Nessa noite, inspire-se na tradição e apareça...disfarçado, claro, de "palhaço", de "cabeçudo", de "matrafona" e de outras personagens ligadas ao lado mais divertido do Entrudo. Troque a tristeza pela diversão neste Baile Trapalhão, com entrada livre, que contará com a animação musical de Mário Coutinho.

Está convidado. Participe!

Assembleia Municipal realiza-se em Sarnadas de Ródão

A primeira reunião da Assembleia Municipal de Vila Velha de Ródão de 2017 decorre, no próximo dia 24 de fevereiro, pelas 20:30, na freguesia de Sarnadas de Ródão.
A realização desta Assembleia Municipal fora da sede de concelho vem ao encontro da política seguida pelo executivo presidido por Luís Pereira, no sentido de aproximar o poder local aos seus munícipes e de alargar o espaço de participação dos cidadãos.
Luís Pereira explica que “neste primeiro mandato foi introduzido um conjunto de novas metodologias com esse propósito, garantindo uma maior aproximação entre os eleitos e os eleitores”.
O autarca dá como exemplos a “descentralização das reuniões de Câmara Públicas e das Assembleias Municipais pelas Freguesias do Concelho, assim como a implementação de Serviços de Atendimento ao Público descentralizados pelas Freguesias do Município”.

Luís Pereira recorda que dentro dessa filosofia, também é “prestado atendimento aos cidadãos, por parte do Executivo Municipal, todos os dias úteis, desde que agendados previamente”.

domingo, 19 de fevereiro de 2017

“Marvão Folião”: Carnaval em Santo António das Areias

Nos dias 24, 25 e 26 de fevereiro, Santo António das Areias recebe a 12ª edição do “Marvão Folião”. São três dias de festejos carnavalescos com desfiles e espetáculos musicais, que prometem muita animação e onde o importante é dar asas à imaginação, sair à rua, entrar na folia e divertir-se.
O Entrudo arranca na sexta-feira, dia 24, às 10h, com o Desfile dos jovens marvanenses, do Agrupamento de Escolas e da Creche “Piratas das Areias”. Jovens foliões de palmo e meio que vão espalhar boa disposição pelas ruas de Santo António das Areias.
Já no sábado (dia 25), a partir das 22h, na sala nº2 do Grupo Desportivo Arenense, a Noite Carnavalesca será animada por DJ GT e Gato Maltês.
No domingo, dia 26, o Desfile Folião percorre a Avenida 25 de Abril (com início às 15h, na entrada de Santo António das Areias), até ao Largo da Igreja. A tarde termina com uma Matiné Foliona, na sala nº 2 do Grupo Desportivo Arenense, ao som de Alexia Ferrer e Fora da Pauta.
Todos os que se queiram mascarar e divertir, em grupo ou individualmente, podem entrar neste “cortejo carnavalesco”, que pretende proporcionar, a participantes e espetadores, momentos de alegria, folia e diversão.

Motard's de Montargil em doação de sangue




Tal como havíamos noticiado, a Associação de Dadores Benévolos de Sangue de Portalegre – ADBSP, em estreita parceria com os Motard's de Montargil, levou a efeito mais uma brigada. Deixamos, desde logo, uma palavra de elogio para todos quantos colaboraram nesta iniciativa.
Rumaram até ao local da colheita – o Centro de Saúde de Montargil – 21 pessoas, nove das quais mulheres. A maioria dos dadores foram da casa , mas também se inscreveram voluntários de Ponte de Sor, Tramaga, Couço, Fazendas de Almeirim, e Porto Salvo (Oeiras).
Uma vez avaliados em termos clínicos, só três dos presentes não puderam colaborar.
O almoço convívio decorreu na sede dos Motard's de Montargil, situada numa margem da  albufeira homónima.
Fronteira
As próximas colheitas, agendadas pela ADBSP, vão ter lugar em: Fronteira, no Centro de Saúde, a 25 de fevereiro; Alter do Chão, nos bombeiros, a 11 de março.
Aguardamos a sua imprescindível presença num destes sábados, da parte da manhã!
JR

Reguengos de Monsaraz recebe dois raides hípicos internacionais e dois nacionais



O Centro Hípico Municipal de Reguengos de Monsaraz vai receber no dia 18 de fevereiro, pelas 8h, a partida de dois raides internacionais e dois nacionais, organizados pela escola de equitação EquiReguengos com o apoio do Município de Reguengos de Monsaraz. A principal competição hípica é o Concurso de Endurance Internacional de duas estrelas, em que os cavalos vão percorrer 120 quilómetros por estradas e trilhos do concelho de Reguengos de Monsaraz, com passagens pela aldeia de Campinho e na Herdade do Esporão.
 Cerca de 30 conjuntos de Portugal, Espanha, França, Brasil e Estónia estão inscritos neste raide, assim como no Concurso de Endurance Internacional de uma estrela, que terá um percurso com 80 quilómetros de extensão. A competição nacional vai integrar um Concurso de Endurance de Promoção de 80 quilómetros e outro de 40 quilómetros.
 Cada percurso terá etapas com distâncias de 20, 30 ou 40 quilómetros e no final de cada volta haverá uma inspeção veterinária para avaliar a condição física do cavalo. O Centro Hípico Municipal será o local de partida e de chegada das provas, assim como das inspeções veterinárias em cada volta.

 O raide é uma competição contrarrelógio para testar a velocidade e a resistência de um cavalo, mas também deve demonstrar os conhecimentos do cavaleiro em relação ao uso do seu cavalo. A performance do cavalo em vários tipos de solo e de obstáculos naturais é relevante para determinar a sua educação e a relação cavalo/cavaleiro.

AVIS: Caminhada pelos Trilhos do Maranhão

No próximo dia 19 de fevereiro, aceite o convite e venha experimentar a Caminhada que o Município de Avis, a União de Freguesias de Alcórrego e Maranhão e o Grupo Desportivo do Maranhão vão realizar, a partir das 9h00, "Pelos Trilhos do Maranhão".
Este singular passeio pedestre, visando a promoção e divulgação de um destino de excelência para a prática do Turismo de Natureza, pretende dar a conhecer, a todos quantos queiram calcorrear os seus trilhos, este autêntico santuário natural com muito para descobrir, fazendo uma abordagem cultural e paisagística à região e bem assim, associar-se a esta forma de fazer exercício físico – andar a pé de forma regular.
A iniciativa, enquadrada no projeto Alentejo Feel Nature - rede de percursos em natureza, que se integra na Estratégia Territorial Provere Inmotion, da responsabilidade da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo – CIMAA, compreende uma inscrição prévia, na Divisão de Desenvolvimento Sociocultural e Turismo do Município de Avis e também nas Juntas de Freguesia do Concelho, até ao dia 16 de fevereiro.
A Caminhada "Pelos Trilhos do Maranhão" vai contar com o apoio da Associação de Solidariedade de Reformados, Pensionistas e Idosos do Concelho de Avis (ASRPICA) e do Centro Cultural de Figueira e Barros.

Participe nesta Caminhada, o exercício certo para si!

ARRONCHES: Quinzena Gastronómica do Porco


ALANDROAL: Carnaval com grade animação


quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

MARVÃO: XII Quinzena Gastronómica dedicada aos comeres do Lagar


O Município de Marvão promove, de 18 de fevereiro a 5 de março, a 12ª edição das “Comidas d`Azeite”. Esta Quinzena Gastronómica dedicada aos comeres do Lagar pretende dinamizar a economia local, homenagear os produtores e mostrar a qualidade dos azeites produzidos no concelho.
 No concelho de Marvão, destino turístico e gastronómico de excelência, ainda existem extensas áreas de olival, de azeitona “galega”, colhida para dar origem a um “néctar dourado”, o azeite, de reconhecida qualidade.
Sob a chancela da marca “Marvão Bom Gosto”, ao longo desta Quinzena, o turismo alia-se à gastronomia, promovem-se os produtos endógenos do concelho, e as ementas dos treze restaurantes aderentes apresentam pratos tradicionalmente confecionados com azeite.
Nos menus poderá encontrar iguarias como a açorda de poejo com azeite e alho, alhada de cação com azeite e coentros, bacalhau com todos, regado com azeite do Lagar, couvada de polvo com azeite cru à portuguesa, migas de coentros com febrinhas do alguidar fritas em azeite, galinha tostada à moda antiga, boleima com azeite, mel e nozes, ou tiborna com azeite e laranja.
 Dia 19 de fevereiro (domingo), às 15h30, a 12ª edição das Comidas d’Azeite é apresentada nos Galegos, com uma visita guiada pelo Lagar/Museu Melara Picado Nunes, onde se explicará o processo de extração e a tradição do azeite alentejano. No final, poderão degustar-se os azeites de Marvão.
Para dia 5 de março (domingo), no Porto da Espada, está agendado um Mercado de Produtos Locais (11h) e o tradicional almoço convívio de encerramento das Comidas d’Azeite (13h), servido no recinto das festas, pela Associação Cultural, Desportiva e Recreativa “Portus Gladii”. A animação musical estará a cargo de Bários & Colarinhos.
Da ementa fazem parte, a azeitona galega temperada com azeite, o queijo fresco com azeite e orégãos, as couves com bacalhau do Lagar, as migas de pão com carne de porco frita em azeite, a laranja com mel, azeite e canela, ou a tiborna do Lagar.