segunda-feira, 6 de agosto de 2018

Vila Viçosa à Mesa -Semana do Gaspacho

Decorre a partir de hoje e até dia 12 de Agosto, integrado no Festival Gastronómico “Vila Viçosa à Mesa”, a Semana do Gaspacho.
O gaspacho é um prato de cozinha mediterrânica e, inevitavelmente, da gastronomia tradicional alentejana. O gaspacho é uma sopa fria muito agradável, à base de tomate, pepino e pimento, um prato fresco para servir nos dias quentes, uma ideia excelente para começar um almoço de amigos.
Muito popular no Alentejo, os ingredientes não são totalmente triturados, sendo apenas cortados em pedaços pequenos, aos quais se junta pão, também cortado em pedaços, antes de temperar com azeite, vinagre e sal. Apesar de ter os ingredientes base tradicionais, o gaspacho é uma receita muito versátil, permitindo diversas variantes no seu acompanhamento, de acordo com o gosto e os hábitos individuais.
Os apreciadores poderão degustar nos restaurantes aderentes o gaspacho alentejano e o gaspacho andaluz, acompanhados com carapaus fritos, joaquinzinhos ou pastelão.
Este Festival Gastronómico, que decorre durante o ano na primeira semana de cada mês, dá corpo e alma à oferta gastronómica do nosso concelho e pretende elevar mais alto esta oferta, aliciar e trazer aos estabelecimentos de restauração do concelho os muitos turistas e visitantes que nos procuram, com ofertas gastronómicas temáticas que evidenciam o melhor que há para degustar em Vila Viçosa.

O mês de Setembro será dedicado ao Cozido de Grão.